TEMA:
A Utilização das Novas Tics na Construção do Conhecimento da FísicaCERTEZAS PROVISÓRIAS:
Sabemos que as escolas possuem laboratórios, mas que nós professores relutamos em usá-los porque pouco sabemos utilizar essa ferramenta.
DÚVIDAS:
Como despertar o interesse dos alunos, tornando-os sujeitos na construção do conhecimento?
Como selecionar corretamente as informações?
Como orientar os alunos para que use essas tecnologias como algo positivo, sabendo ser crítico e criativo
A Inserção das Tics nas EscolasOs laboratórios de informática montado nas escolas é usado pelos professores e alunos, os quais fazem trabalhos de pesquisas, organizaçao e apresentação de trabalhos, jogos recreativos e educativos, etc. Os alunos gostam de trabalhar, principalmente aqueles que já tem mais contato com atecnologia e sentem-se mais seguros.
A chegada dos computadores nas escolas não trouxe grandesmudanças. Os laboratórios são pouco usados por falta de profissionais capacitados para orientar os alunos e os próprios professores não se sentem aptos nessa tarefa. O espaço do conhecimento está se multiplicando e o volume de informaçoes se tornou imenso. Temos dificuldade de selecionar essas informaçoes.
Acredito que o uso das Tics nas escolas da maneira que está sendo usada não está promovendo uma apendizagem significativa e crítica pois não estamos preparados para orientar nossos alunos e chegar a esses objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário